sábado, 22 de maio de 2010

Barcades: bares feitos para quem gosta de videogame



Quem pensa nesse tipo de estabelecimento como uma novidade está enganado. Em meados da década de 1980, estabelecimentos com jogos eletrônicos para fliperamas (arcades) eram populares nos Estados Unidos (EUA). Havia mais de 10 mil lojas de conveniência com cerca de 1,4 milhão de fliperamas. Agora esses estabelecimentos renasceram e estão ganhando força. Conforme a Reuters, 1 mil novos estabelecimentos foram abertos nos últimos quatro anos, grande parte foram os chamados "barcades".


Mas afinal, o que são os barcades?

Os barcades (bar + arcades) são bares que contam com toda a nostalgia dos arcades e jogos clássicos dos anos 1970, 1980, 1990 e 2000.

Além dessa temática "retrô", muitos estabelecimentos estão investindo no que há de melhor em termos de tecnologia, oferecendo aos clientes os consoles mais modernos e os últimos lançamentos em jogos. Tudo isso em televisores de até 50 polegadas. Fora isso, em muitos locais é possível encontrar mangás, animes e jogos de tabuleiro. Populares entre os fãs e desenvolvedores de jogos, estes bares permitem que os clientes combinem o seu amor por jogos e álcool. Fala sério, é tudo que um jogador sempre sonhou, não?

Barcade (Nova York, Estados Unidos)
Inaugurado em 2004 em uma antiga loja de máquinas no bairro do Brooklyn, na cidade de Nova York, Estados Unidos, o Barcade tornou-se uma referência nesse tipo de estabelecimento e ganhou elogios imediatos pela sua combinação única de jogos arcade e raras cervejas artesanais. Com 28 clássicos dos anos 1980, incluindo Moon Patrol, Centipede, Galaga, Frogger, Super Mario Bros, e 1943, ele se tornou o ponto de encontro para vintes e trintões que se deleitam em seu passado e presente geek. A mesa de bilhar e uma impressionante seleção de cervejas americanas mantém a atmosfera. De quebra, você poderá encontrar algumas celebridades do mundo "gamer" como Hank Chien, recordista mundial de Donkey Kong, que vira e mexe está por lá, praticando em alguma máquina.

Mana Bar (Brisbane, Austrália)
Localizado na cidade de Brisbane, Austrália, o Mana é um local onde os jogadores e também os não-gamers podem desfrutar de uma noite muito especial.

Lá eles podem experimentar uma vasta cartela de "títulos" e muitos jogos que ainda serão lançados antes mesmo de chegarem ao mercado. Além disso, o bar tem uma série de eventos especiais como a degustação de Demos, convidados especiais e compra de jogos no próprio bar. Fora a galera superestilosa que frequenta o bar!

Ground Kontrol Classic Arcade (Portland, Estados Unidos)
O Ground Kontrol não é apenas um lugar para satisfazer seu lado geek secreto que você tende a manter no armário. É também um bar completo para a multidão. São dois andares de pura nostalgia, onde você irá encontrar velhos jogos de arcade clássicos dos anos 1970, 1980 e 1990.

No piso inferior ficam os jogos de vídeo clássico dos anos 1980 e o bar. Em cima, ficam as máquinas de pinball. Dizem que as luzes são mantidas baixas para preservar o brilho colorido das máquinas que todos nós conhecemos e amamos. Além disso, muita música, DJs convidados, performances, noite Rock Band, torneios especiais e a oportunidade única de comprar jogos e consoles clássicos como o NES, Gameboy, Genesis e Atari 2600.

Shorty's (Seattle, Estados Unidos)
Um lugar muito kitsch e cool que atrai uma multidão variada todas as noites. Com cerca de 15 mesas de pinball e uma variedade incrível de jogos arcade, esse bar com decoração em clima de circo é uma das melhores pedidas quando se está na cidade de Seattle, Estados Unidos. Além dos jogos, eles também tem algumas atividades, tais como a Night Wrestling, onde pessoas se reúnem em volta da TV no bar e assistem alguns campeonatos. Em outras noites eles tem uma interessante mistura de DJs. No cardápio, uma grande variedade de cervejas, cocktails e cachorro quente. A iluminação e a decoração criam todo um ambiente "inferninho". Perfeito!

Stella's Lounge (Michigan, Estados Unidos)
Recém-inaugurado, o Stella's Lounge promete ser o grande concorrente do barcade. O bar oferece quase uma centena de jogos clássicos da década de 1980, música alternativa e punk e no cardápio hambúrguer gigante e 200 marcas de uísque. Super cool a fachada underground.

Rockstar Bowling (Melbourne, Austrália)

Alta tecnologia, videogames interativos, jogos retro clássicos, mesas de bilhar, lustres de cristal e um extravagante salão cercado por dez pistas de boliche criam um espaço de luxo.

A experiência mais recente que mescla alta tecnologia interativa em jogos de vídeo com um ambiente luxuoso. É muito glamour!

www.rockstarbowling.com.au

Chatterbox Pub (Minneapolis, Estados Unidos)

Esse bar é um tanto pitoresco. Começando pela decoração (alguns ambientes não lembram em nada um bar, mais parecem uma casa! Dá uma olhada na escrivaninha e no abajur da foto!) fora isso ainda rola Karaokê e bingo no local¿ Andei pesquisando se isso era algum tipo de ¿tendência¿ e descobri que faz parte do "lifestyle" deles, coisa típica do Sul de Minneapolis.

Eles valorizam muito essa coisa "família". O pub aproveitou o gancho e criou um ambiente acolhedor e familiar. Donas de casa podem se encontrar para um copo de vinho enquanto as crianças brincam com games clássicos e jogos de tabuleiro enquanto degustam algo do cardápio feito especialmente para elas. Quanto aos jogos, consoles como Atari, Nintendo, Sega Genesis e jogos como o Frogger, Tetris, Mario Bros, Sonic, e Combat, bem como uma infinidade de jogos de tabuleiro como Yahtzee, Connect 4 e outros fazem parte do cardápio. Realmente muito aconchegante!

www.chatterboxpub.net

Buckshot (São Francisco, Estados Unidos)

Se você está procurando um bom bar de games em São Francisco, tente o Buckshot. O pessoal pode ser um pouco rude mas as cervejas são baratas e os jogos retro. No cardápio nada menos que Big Buck Hunter (fodástico arcade de caça), mesa de bilhar, PhotoBooth, Tiro ao Alvo e Shuffleboard. Tudo isso regado a muito metal e punk rock. Morri com as miniatura lindas do Kiss!

Arena Interactive Lounge (Los Angeles, Estados Unidos)

o Arena Lounge é de uma nova safra de barcades que oferecem aluguel por hora dos mais recentes consoles como PS3, Wii e X360, além de clássicos como Atari, Intellivision, Nintendo, PSX, PS2 e GameCube.

Instalado num belo salão de 3.000 metros quadrados, possui 15 estações de videogames rodeadas de sofás, com sistemas integrados de som e HDTV de 50 polegadas. Reunindo um ambiente elegante e amigável, atrai um público variado de aficionados da eletrônica. A cena oferece tudo sobre clássicos como Pac-Man e Defender, e versões mais recentes, como Halo 2 até os mais novos. Pelas fotos parece um ambiente bem informal e largadão mas muito aconchegante.

www.arenalounge.com

North End Bar and Grill (Hermosa Beach, Estados Unidos)

Oferece a mesma vibe "praiana", só que em um ambiente refrigerado. Mesa de bilhar, jogos de vídeo, e uma jukebox contribuem para o ambiente casual, e o menu do bar oferece comes e bebes baratos.

Actor & Game Bar (Tóquio, Japão)

O bar, inaugurado em abril de 2008, fica em Akihabara, Tóquio (meca da cultura pop japa). O bar se distingue de outros pois não é um bar de jogos sete dias por semana. Em vez disso, cada um dos bartenders têm noites regulares e são incentivados a criar um ambiente adequado que atenda o gosto de seus clientes. Aqui nada de cartazes fuleiros ou figurinhas.

O bar tornou-se o ponto de encontro de um pequeno grupo de animadores, por isso durante alguns dias por semana, se transforma em "A Câmara de Animadores". Às terças-feiras, torna-se "Super Robot Spirts Bar", e aos sábados, "Gundam Bar Haro". Mas não importa o dia em que você visite, há sempre jogos para jogar. Porém, os jogos são limitados ao que o bartender da noite trouxer com ele. A maioria da clientela são pessoas comuns e que trabalham fora da indústria do jogo.

A Button (Tóquio, Japão)

O bar oferece uma seleção de 70 consoles, desde os mais novos como o Wii, PS3 e X360, até os realmente antigos como o SG-1000, Famicom e Dreamcast HKT-01. Além de raridades como Vectrex (primeiro console com gráficos vetoriais), e o RX-78, computador doméstico da Bandai com nome baseado no robô do desenho Gundam, e muitos jogos da época.

Todos esses jogos podem ser reproduzidos em TVs de LCD de 42 polegadas mas se você não gosta de jogos retro em LCD, há uma TV de 21 polegadas que pode ser usada. O proprietário não quer se limitar apenas aos games, quer também tentar introduzir jogos como doujin, doujinshi e eroge (jogos feitos por fãs sem fins lucrativos), além de anime e mangá para seus clientes.

Como o bar não possui muitos títulos é permitido que você leve os seus.

8-Bit Cafe (Tóquio, Japão)

Localizado no quinto andar de um edifício em Tóquio, o 8-Bit é um bar elegante e espaçoso, repleto de mangás, muitas prateleiras de consoles (principalmente 8 e 16 bits), centenas de cartuchos de jogos raros,uma variada selecção de Sega Mega Drive, Sega Master System e videogames Playstation e mais uma toneladas de coisas legais.

O bar é frequentado por casais, desenvolvedores de jogos e fãs de hardcore.

Os funcionários são nerds e amigáveis, e envolvem os clientes em uma conversa animada (especialmente no balcão). A trilha sonora varia entre música de videogame (Chiptunes) ou a de um DJ ao vivo.

No cardápio, pratos e bebidas temáticos como o coquetel Dr. Mario, que leva rum e Coca-Cola e alguns comprimidos um tanto estranhos.

16Shots (Tóquio, Japão)

O 16Shots é um bar intimista e aconchegante frequentado por desenvolvedores de jogos e fanáticos por games. Além dos colaboradores famosos que visitam o bar, há um quadro de avisos no banheiro, onde os clientes podem pendurar seus cartões de visita. Logo na entrada, vários livros estão dispostos ao lado de um DS e um PSP. Um pequeno monitor com um X360 e um Wii adorna o lado oposto, bem como a Famicase, um armário cheio de cartuchos de Famicom que pode ser carregado e jogado com o apertar de um único botão. O projetor na parede traseira exibe um fluxo constante de jogos retro de todo o mundo.

As músicas de games embalam as noitadas proporcionando um fluxo constante de memórias nostálgicas.

Olha que legal, eles também tem twitter! Pena que é em japonês...

www.twitter.com/16shots

Qunai Bros (Tóquio, Japão)

Especializado em Okonomiyaki (uma das principais comidas japonesas, um tipo de yakisoba) e jogos Famicom, Qunai Bros está localizado num lugar na selva de bares de Shinjuku chamada Golden Gai. Este pequeno porém muito simpático bar não é muito popular e não funciona sempre no mesmo horário como todos os bares da área. Na parede, cassetes Famicom são literalmente empilhados nas prateleiras. Quase não se tem maiores informações sobre o local, já que o proprietário não quer deixar o lugar ficar exposto demais.

0 comentários:

Postar um comentário