quarta-feira, 5 de maio de 2010

História do Sana


magine um grupo de amigos com idades variando entre 12 e 15 anos. Meninos e meninas que se conheceram praticamente ao mesmo tempo, no ano 2000, descobrindo afinidades como games, internet, quadrinhos e os “raríssimos” episódios de animes (desenho japonês) que encontravam na Internet. Apesar de a cena ser fácil de visualizar, o resultado dela não é!

Esse grupo de amigos, à época, 12 meninos e uma única menina, decidiu realizar aquele que hoje é o segundo maior evento de animes da América Latina: o SANA. Mas com o tempo, novos membros se juntaram ao grupo e o crescimento trouxe outras necessidades. Era hora de “expandir e profissionalizar o trabalho”. Foi então que em 2005, surgiu a Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB) que já conta com mais de 150 jovens filiados.

Confira agora a entrevista com o estudante de economia Igor Lucena (21), atual presidente da FCNB. Que nos dá mais detalhes sobre o trabalho da fundação e quais os planos para o futuro:

Sabemos que o SANA surgiu antes da FCNB e já era bem sucedido. Então por que criar a FCNB?


Exatamente pelo sucesso alcançado pelo SANA. Em 2004, chagamos a um ponto que não era mais possível fazer um evento informal. Precisávamos de pessoas oficialmente responsáveis por determinadas tarefas, como tesouraria, administração, planejamento, assessoria jurídica, assessoria de imprensa e, principalmente, precisávamos de um CNPJ. Conseguir patrocínios e credibilidade profissional sem esses pré-requisitos era quase impossível.


Antes, todos os membros formavam um grupo informal que se denominava “Otaku no Video”. Realizar a mudança foi difícil?

Com exceção da parte burocrática, foi fácil. O grupo já trabalhava junto há cinco anos, todos conheciam bem suas responsabilidades e a quem se reportar. Só foi preciso pôr no papel. Então, nesse aspecto, não houve muita mudança, a transformação mesmo se deu no fato de podermos expandir e profissionalizar nosso trabalho. Por exemplo, os membros passaram atuar mais em suas respectivas áreas de formação. E o SANA, bem, não há dúvida que é nosso carro chefe, mas a FCNB nos abriu muitas portas para novos projetos. Hoje, temos desde eventos completamente gratuitos acontecendo mensalmente na cidade (Coarte), como convites para participar de eventos nacionais (Bienal do Livro).


Quais são os planos para o futuro?


Nosso principal projeto, no momento, é a expansão da sede da fundação. Queremos deixar de ser um escritório e nos transformar em um pólo de conhecimento e cultura. Temos planos realizar oficinas, cursos e palestras periódicas em nossa sede. A idéia é criar mais uma opção de ponto de encontro para o nosso público, que curte quadrinhos, anime, tecnologia, games, literatura, enfim, um local onde possam conhecer e compartilhar novidades sobre o assunto. Também devemos ter espaço para uma loja e música ao vivo. Bem, são grandes planos e estamos trabalhando para que aconteçam.


E quanto aos membros da fundação, como se dá a participação deles?


Nos dividimos em três grupos: diretoria, coordenação e apoio. Todos eles trabalham no SANA voluntariamente, pois todos começaram como fãs. Mas, eles também têm prioridade nos trabalhos desenvolvidos pela fundação e em suas parcerias. Gosto de pensar que funciona como uma rede de auto-ajuda. Quando um de nós precisa de algum auxílio, como indicação profissional ou deseja atuar em algum de nossos projetos paralelos, há toda uma mobilização para que isso ocorra. Muitos de nós já conseguiram bons empregos por causa da experiência na FCNB.

E os planos para 2010?

Não vamos ser apressados. Por enquanto, estamos nos preparativos para o SANA 10, que não é pouca coisa. Já temos cantores internacionais confirmados (Koji Wada e Akira Kushida) e um WCS (World Cosplay Summit - competição internacional de cosplay). Mas, em breve, estaremos anunciando algumas novidades.



0 comentários:

Postar um comentário