quarta-feira, 5 de maio de 2010

O uso da tecnologia para fazer amigos


De uma maneira geral, as pessoas estão sempre afirmando que jogar video games não é um hobby saudável, por ocasionar um certo isolamento social. Mas há quem discorde. Segundo o participante do grupo de jogadores denominado “Nintendo DS Liberty-CE”, Luís Ângelo, o que costuma ocorrer na realidade é um movimento contrário. Ou seja, a procura por amigos e formação de grupos de jogadores que se reúnem para prática de partidas amistosas, realização de torneios e interação. “Foi assim que se formou Nintendo DS Liberty-CE e muitos outros grupos”, diz.

Conforme Luís Ângelo, no Brasil, alguns desses jovens que compartilham o mesmo gosto pelos jogos eletrônicos se unem em grandes grupos e muitos estados brasileiros já têm representação na atividade. No Ceará, a maior representatividade ainda é em Fortaleza, onde os jogadores de video games portáteis como o Nintendo DS e o PSP realizam encontros periódicos e participam de torneios com premiações.

A “Liga Cearense Pokémon”, por exemplo, é uma organização regional, cadastrada a uma outra com alcance nacional. Fator que proporciona interação e participação de centenas de jogadores espalhados pelo País, além de experiências tecnológicas inusitadas. “Através dos video games portáteis atuais, por exemplo, temos contato com vários colegas ao mesmo tempo. Os aparelhos têm modos onde até mais de quatro jogadores podem participar de uma única partida. E, após os encontros, é comum os participantes irem juntos ao cinema ou para outros locais”, explica Luís Ângelo que já fez vários amigos através da rede.

Para estes jovens os video games têm um papel importante na sociedade atual. Tendo em vista que, cada vez mais, os laços de amizade são construídos e transmitidos através da tecnologia. E os jogadores vão além, ao afirmarem que games também podem ser aliados da saúde se usados adequadamente. De acordo com eles, simuladores que utilizam o controle do console Nintendo Wii, por exemplo, possuem sensores de movimento que ajudaram a aumentar em uma média de 50% a habilidade motora de cirurgiões, os quais apresentaram uma melhoria na execução de procedimentos delicados, cometendo menos erros.
O Nintendo Wii também começou a ser utilizado em Spas, pois suas atividades são consideradas mais divertidas e atrativas do que exercícios de ginástica comuns. Mas, como qualquer atividade praticada em excesso, jogar por muito tempo, sem descanso, pode causar lesões e dores musculares, por isso é recomendado que antes de iniciar o jogo, seja feito um alongamento. É possível perceber que os video games podem trazer muitos benefícios se não forem utilizados somente como brinquedos, basta procurar formas diferentes de explorar essa tecnologia.

0 comentários:

Postar um comentário